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Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

terça-feira, 24 de maio de 2016

Uma boa leitura...


Todos sabemos que a leitura faz muito bem para quem a lê e para quem a escuta...

Seguem alguns registros de uma leitura deliciosa feita de um aluno para o outro:












Segue um trecho da entrevista de Michele Barreto retirada do link abaixo.

https://elianaatihe.wordpress.com/2010/10/28/uma-entrevista-para-que-serve-contar-historias-as-criancas/


Quais são os benefícios da contação de histórias para a vida das crianças?
O maior benefício de todos é uma alma “bem feita”, o que envolve autoconhecimento,  emoções bem cultivadas e uma imaginação rica, capaz de interferir na realidade para transformá-la de um jeito criativo. Outra coisa é a percepção de que a abordagem objetiva e lógica não dá conta da realidade. Há uma dimensão do real que só pode ser apreendida e vivenciada por meio da linguagem simbólica: as narrativas de fantasia, as imagens, as metáforas, a arte e sua diversidade, as tradições da cultura, a literatura, as religiões (não as instituições religiosas, mas nossa experiência espiritual genuína e profunda), o cinema…  
– Em que áreas do conhecimento as contações de histórias podem impactar positivamente no aprendizado de crianças?
Em todas. O repertório cultural que as histórias oferecem às crianças fornece um fundamento significativo para toda a educação formal que elas irão receber. E para todo o resto também. As histórias servem de base para a construção de uma visão ética e estética do mundo, ou seja, do que é bom e do que é belo, sem a intervenção de moralismos e modismos. Ouvir histórias desde muito cedo ajuda a criança a entrar em contato com a beleza das palavras, dos sons, dos sentidos… Afinal letras e números também são símbolos, imagens que estão no lugar de coisas concretas, de emoções, de eventos e que os representam para nós. Entrar no universo do conhecimento sistematizado tendo as histórias como guias é começar com o pé direito, percebendo que a língua e a matemática não se esgotam na gramática e nas equações. Elas também têm uma dimensão encantadora e misteriosa, que torna o aprendizado formal uma aventura prazerosa e não uma chatice tediosa.

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