ana

ana
Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Rotina - Um meio para organizar o pensamento e antecipar as ações do dia

"A criança com autismo precisa de previsibilidade no seu dia a dia: o que irá acontecer, quais atividades irá fazer, ser haverá algo diferente. A antecipação dos acontecimentos faz com que ela se sinta segura, saiba seus objetivos e o que os outros esperam que ela faça. Essas crianças por si só, têm dificuldades em gerenciar seu tempo e se planejar. Por isso é importante ter uma rotina pré-estabelecida"


O tipo de rotina a ser utilizada, depende das características e necessidades apresentadas por cada educando.

Alguns necessitam de uma rotina com materiais concretos como por exemplo um pincel para identificar a aula de arte, um copo para o intervalo, um livro para leitora...
Outros alunos podem se beneficiar com a rotina feita com fotos destes mesmos objetos ou até dos professores que ministram estas aulas...
A rotina utilizada pela aluna nas fotos a seguir são compostas por imagens ilustrativas indicando símbolos para cada matéria, como a bola de futebol para as aulas de educação física, letras para as aulas de língua portuguesa, números e quantidades para as aulas de matemática...
Este tipo de material simbólico trabalha com representações e associações, desenvolvendo os processos mentais superiores.


Um tipo de rotina muito utilizado durante as aulas por professores do ensino fundamental é a rotina escrita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário