ana

ana
Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

quinta-feira, 31 de julho de 2014

INCLUSÃO: ESTREITANDO A DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA


 

A chegada de crianças com deficiência e transtornos globais em escolas regulares causou um grande impacto na sociedade, desestabilizando conceitos e trazendo mudanças necessárias para a aquisição de novas aprendizagens.

Sabemos que o histórico destes alunos em relação à educação é regado de:  preconceitos, portas fechadas, discriminação e tristezas. Mas estamos em uma época de transformações, caminhando para a construção de uma nova realidade.
Já passamos pela:
EXCLUSÃO - pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento não frequentavam a escola.
SEGREGAÇÃO - locais que promovem o ensino separadamente e não propiciam a convivência em sociedade.
INTEGRAÇÃO - os alunos são integrados ao  ambiente educacional regular, mas de forma separada.

E estamos em processo de mudanças para a:
INCLUSÃO - Desafio vivido atualmente. Consiste na igualdade de acesso em todos os sentidos.



Ainda existem muitas barreiras a serem quebradas para que seja alcançada a INCLUSÃO de forma plena...

Com relação a  parte estrutural, algumas escolas já estão adequadas ou em processo de adequação com o intuito de ser um ambiente acessível e acolhedor para todos. Mas o grande desafio de uma Unidade Educacional continua sendo o campo pedagógico.


Dúvidas sobre como devemos agir, que tipos de atividades devemos preparar e como avaliar os alunos público alvo da educação especial em atividades do ensino regular, continuam sendo realidade dentro das escolas, gerando insegurança, desconforto e fazendo com que muitos não acreditem de fato na possibilidade de uma  
 INCLUSÃO verdadeira.
Acredito que alguns grandes aliados na luta de uma educação para TODOS são:
  • Utilizar os momentos de formação e estudos coletivos para abordar a realidade da escola, possibilitando a troca de informações e discussões que fomentem a reflexão individual e grupal.
  • Acontecer de fato a articulação entre o professor de SAAI  e os professores do ensino regular,  tornando possível e frequente a troca de informações específicas sobre cada aluno para que juntos adequem e busquem soluções que atendam a realidade da escola através de propostas para toda a turma e atividades cotidianas inclusivas que abordem o conteúdo programático planejado.
  • Envolver a família em atividades da escola, proporcionando momentos de interação e aquisição de informações para ambos os lados, criando uma parceria em prol do desenvolvimento do aluno.
  • Planejar aulas com adequações condizentes e responsivas às características do aluno e da turma.
  • Avaliar de forma qualitativa, comparando o aluno com ele mesmo através da análise de seu desenvolvimento com relação à atividade proposta.
  • Enxergar o aluno como ser humano, percebendo suas possibilidades e dificuldades de aprendizagem.




 A educação inclusiva é realmente um grande desafio da atualidade, pois só ocorre em sua plenitude com a participação efetiva e verdadeira de TODOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário