A cortina sensorial foi confeccionada com materiais que possuem diferentes texturas, cores, formas, cheiros, sons...
Foi produzida pelos próprios alunos com o intuito de:
Trabalhar com diferentes objetos;
Desenvolver a coordenação motora fina;
Participar de atividades construídas através do coletivo;
Desenvolver a atenção e a concentração;
Reconhecer diferentes cores e texturas;
A cortina sensorial estimula as percepções tátil, visual, olfativa e auditiva na obtenção de conceitos como: macio, áspero, bonito, alto, baixo, grande, pequeno, entre outros.
Pode ser utilizada como disparador em atividades de escrita e expressão de pensamentos e sentimentos.
É ótimo no desenvolvimento da autoestima dos alunos, pois os trabalhos produzidos são valorizados através da exposição.
Materiais utilizados:
- tampinhas de garrafas pet;
- peças de dominó;
- dinheirinho;
- diferentes tecidos;
- feijão natural e colorido;
- plásticos de doces;
- peças de futebol de botão;
- plástico;
- bexigas coloridas;
- forminhas de doce;
- linha;
- adesivo;
- algodão;
- E.V.A. estampados e com diferentes texturas;
- plástico bolha;
- papel camurça;
- milho;
- gliter;
- estrelinhas;
- aveia;
- clips;
- macarrão;
- conchas do mar;
- isopor;
- tule;
- elástico;
- arroz;
- lixa;
- milho;
- esponja;
- chave;
- palha de aço.
Obs: Esta atividade não possui um fim em si. A cortina pode ser constantemente renovada e/ou completada com novos materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário