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Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Prova bimestral "Mais Educação"

A PORTARIA Nº 3.611, DE 29 DE MAIO DE 2015, publicada no Diário Oficial da Cidade de 30/05/2015, página 16 e 17, institui a “Prova Mais Educação”, como instrumento de avaliação bimestral nas Unidades Educacionais que mantêm o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Com relação aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades a portaria indica:


Art. 11 – Deverão ser utilizados os recursos humanos existentes nas Unidades Educacionais: Professores em CJ ou convocados para prestar JEX, Estagiários do Programa “Parceiros da Aprendizagem”, Estagiários que atuam na Educação Especial, Intérprete e Guia-Intérprete de Libras, para apoiar a aplicação das provas para os estudantes público-alvo da Educação Especial, atuando como:

I. Auxílio ledor (Leitura da prova para estudantes com baixa visão, deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento);

II. Auxílio escriba (preenchimento das provas objetivas e discursivas para participantes impossibilitados de escrever ou preencher o Cartão de Respostas);

III. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras;

IV. Guia-intérprete (profissional especializado em formas de comunicação e técnicas de guia, tradução e interpretação para auxiliar os estudantes com surdocegueira).




Aqui na EMEF Dias Gomes os alunos público-alvo da Educação Especial foram analisados e, aqueles que possuem as necessidades citadas na portaria receberam apoio.



Independente dos resultados alcançados  a nível comparativo com outros alunos da mesma turma, é importante ressaltar que este apoio ocorreu de forma a contribuir com a evolução dos alunos com deficiência, pois durante sua aplicação vários conceitos foram trabalhados:


Preenchimento do cabeçalho;

Reconhecimento de letras e números;

Relação entre as questões apresentadas e objetos concretos;

Indicação de apenas uma das alternativas para resposta;

Leitura de gráficos e imagens;

Preenchimento de gabarito.



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