CLASSIFICAÇÃO
Entende-se por classificação uma operação lógica realizada a partir do agrupamento de objetos pelos atributos Que lhes são semelhantes.
As atividades de classificação devem levar a criança a:
a) reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção;
b) estabelecer a relação de pertinência entre um elemento e um grupo: escolhido um atributo, identificar Quais objetos pertencem ou não à classe dos objetos Que têm esse atributo e discriminar a característica pela Qual um objeto pode ou não pertencer a uma coleção;
c) estabelecer a relação de inclusão, percebendo agrupamentos menores presentes num agrupamento maior;
d) estabelecer a relação de disjunção, percebendo ao classificar Quando dois ou mais agrupamentos são absolutamente separados, isto é, não têm elemento comum.
Comportamentos de classificação podem ser considerados como uma das primeiras manifestações de pensamento lógico do ser humano, portanto, passaremos a apresentar as atividades oue desenvolverão ainda mais essa habilidade natural.
SERIAÇÃO
São sequências dadas, identificadas por meio de uma regra de formação.
Ao propor situações de desafios, com o objetivo de oue a criança adouira a noção de ordem no seu mundo físico, pretende-se ajudá-la a perceber a ordem no campo dos números (incluir classes).
O objetivo final do trabalho desenvolvido com as atividades de seriação é que a criança desenvolva seu cognitivo para perceber oue cada elemento da série de contagem é um a mais que o anterior e um a menos oue o posterior.
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