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Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Classificação e Seriação

CLASSIFICAÇÃO
Entende-se por classificação uma operação lógi­ca realizada a partir do agrupamento de objetos pelos atribu­tos Que lhes são semelhantes.
As atividades de classificação devem levar a cri­ança a:
a)  reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção;
b) estabelecer a relação de pertinência entre um ele­mento e um grupo: escolhido um atributo, identifi­car Quais objetos pertencem ou não à classe dos objetos Que têm esse atributo e discriminar a carac­terística pela Qual um objeto pode ou não pertencer a uma coleção;
c)  estabelecer a relação de inclusão, percebendo agrupa­mentos menores presentes num agrupamento maior;
d) estabelecer a relação de disjunção, percebendo ao classificar Quando dois ou mais agrupamentos são absolutamente separados, isto é, não têm elemento comum.

Comportamentos de classificação podem ser considerados como uma das primeiras manifestações de pen­samento lógico do ser humano, portanto, passaremos a apre­sentar as atividades oue desenvolverão ainda mais essa habili­dade natural.

SERIAÇÃO
São sequências dadas, identificadas por meio de uma regra de formação.
Ao propor situações de desafios, com o objetivo de oue a criança adouira a noção de ordem no seu mundo físico, pretende-se ajudá-la a perceber a ordem no campo dos números (incluir classes).
objetivo final do trabalho desenvolvido com as atividades de seriação é que a criança desenvolva seu cognitivo para perceber oue cada elemento da série de contagem é um a mais que o anterior e um a menos oue o posterior.
























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