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Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

sábado, 16 de agosto de 2014

Formação para Coordenadores Pedagógicos com a Prof.ª Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan



Tive o prazer de representar minhas Coordenadoras Pedagógicas neste encontro de formação.

Fomos acolhidos com um café maravilhoso e descontraído. Momento que propiciou encontros e reencontros e aqueceu nossa manhã.





























 
 
 
O evento teve início com a palavra da Coordenadora do CEFAI Ana Marcia Ferreira Gianezi e do Diretor Regional de Educação Edson Luis Amario.

   
 
 
 
 

 
Após a apresentação narrada pela PAAI Marília sobre a Prof.ª Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan, tivemos o imenso prazer de ouvi-la sobre suas concepções . Seus estudos são referência na área da Educação Especial e ela é  uma das principais  autoras da bibliografia do concurso público para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo que ocorreu no mês passado.
 
 
 


 
"Maria Teresa Egler Mantoan é pedagoga especializada em educação de pessoas com deficiência mental pelo Centre National D'Etudes et Formation pour L'Adapatation Scolaire et L'Educacion Specialisée (Cnefases) em Beaumont-sur-Oise, na França, em 1976.
 
Doutora em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da UNICAMP/SP e professora do Departamento de Metodologia de Ensino dessa universidade, onde a professora Maria Teresa Mantoan coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (Leped) da Faculdade de Educação. É professora convidada no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied).
 
Sua contribuição é expressiva na área de pesquisa educacional e nas atividades de extensão da UNICAMP, tendo promovido inúmeros cursos de formação continuada para professores das redes públicas de ensino."
 

 


 













Um pouquinho das reflexões trazidas pela Prof.ª Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan


A avaliação tem que ser aberta e ter instrumentos inteligentes para que eles (os alunos) saibam mais , e não para medir o que eles já sabem!
 
A escola colabora com a desqualificação do professor quando aceita um planejamento que não acrescenta, não desenvolve...
 
Não é para se adequar atividades (para alunos com deficiência), mas para ser feita com elas (com todos os alunos do ensino regular).
 
É preciso trabalhar com coisas concretas e não apenas com ideologia.
 
O Atendimento Educacional Especializado precisa ser parte do Projeto Político Pedagógico e do conhecimento de todos.


 







O evento foi encerrado pela PAAI Marcia



Os participantes desta formação foram presenteados com o livro:
Atendimento Educacional Especializado: políticas públicas e gestão nos municípios
 
 
Cotidiano escolar: ação docente
Autor: Maria Teresa Mantoan, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos
Número de páginas: 96
ISBN: 9788516069209
 

Sobre a obra

Este livro apresenta a Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar aos professores e aos que também se interessam pela educação como um direito de todos, indiscriminadamente. Abordamos inicialmente a inclusão e suas repercussões no ensino e na organização pedagógica das escolas comuns.

Em seguida, tratamos da evolução da Educação Especial para se ajustar à inclusão escolar e à vanguarda de nossa legislação, o que implicou a sistematização da nova Política Nacional da Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. Todo o destaque é dado para o serviço do ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

A intenção de cada capítulo é socializar conhecimento, propondo algumas atividades práticas e reflexivas aos leitores que se interessarem em atender um pouco mais a complexidade e, ao mesmo tempo, a possibilidade da inclusão escolar. Finalizamos mostrando as relações existentes entre as políticas públicas e os projetos escolares, detalhando as influências entre ambos.
 
 
Sessão de autógráfos
 




 

 







 

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