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Registros do Atendimento Educacional Especializado
Prefeitura Municipal de São Paulo
DRE - Guaianases
EMEF DIAS GOMES
Profª Ana Paula Lopes Gomes

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Curso - INTERFACES DA VIDA ESCOLAR COM A SAÚDE MENTAL – APONTAMENTOS SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL

Curso realizado em junho/julho pela equipe do NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompahamento para Aprendizagem)

Justificativa: Pretende-se oferecer formação aos(às) educadores(às), tendo como foco a discussão dos diagnósticos em saúde mental, dos aspectos da aprendizagem e do comportamento, a partir de estudos científicos referentes a esses três campos, sempre refletindo sobre a vida diária escolar. O conteúdo deverá articular-se ao programa mais educação

Objetivos: 
* Promover a formação continuada dos supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de educação infantil e fundamental i e do ensino fundamental ii e médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todos(as) os(as) educandos(as), consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida. 

* Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender. 

* Ampliar a compreensão de fundamentos e conceitos relacionados à saúde e à saúde mental, em sua interface com a educação. * apresentar aspectos históricos da política de saúde no brasil, em especial da atenção básica em saúde, de modo a potencializar a identificação da escola como instituição referida à promoção de saúde, como parte da rede de proteção social de crianças e adolescentes. 

* Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população.


* Promover a discussão sobre transtornos da aprendizagem e do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico.
Diário Oficial da Cidade















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