Curso realizado em junho/julho pela equipe do NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompahamento para Aprendizagem)
Justificativa: Pretende-se oferecer formação
aos(às) educadores(às), tendo como foco a discussão dos diagnósticos em saúde
mental, dos aspectos da aprendizagem e do comportamento, a partir de estudos
científicos referentes a esses três campos, sempre refletindo sobre a vida diária
escolar. O conteúdo deverá articular-se ao programa mais educação
Objetivos:
* Promover a formação continuada dos
supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de educação
infantil e fundamental i e do ensino fundamental ii e médio, de modo a
fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos
ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todos(as) os(as)
educandos(as), consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos
cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.
* Refletir sobre a instituição escolar
na atualidade e a produção das doenças do não aprender.
* Ampliar a compreensão de fundamentos
e conceitos relacionados à saúde e à saúde mental, em sua interface com a educação.
* apresentar aspectos históricos da política de saúde no brasil, em especial da
atenção básica em saúde, de modo a potencializar a identificação da escola como
instituição referida à promoção de saúde, como parte da rede de proteção social
de crianças e adolescentes.
* Apresentar elementos históricos a
respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes,
discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as
formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim,
espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância
e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e
pedagógico junto a essa população.
* Promover a discussão sobre transtornos
da aprendizagem e do comportamento, considerando os conceitos de normalidade,
ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de
contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do
respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento
enriquecedor do processo educacional e pedagógico.
Diário Oficial da Cidade
Sugestões de leitura
Mapeamento da Rede de Proteção
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