Este é um processo de inclusão ao qual tenho bastante orgulho de fazer parte.
Trata-se de um lindo menino com autismo e deficiência intelectual, não oralizado, que utiliza fraldas e que não teve a oportunidade de frequentar nenhuma instituição escolar anteriormente. Convive somente com adultos e não possui o costume de sair para outros lugares.
Para iniciar este processo da melhor maneira possível, estabelecemos uma parceria com a mãe do educando.
Também se disponibilizou a passear ao redor da escola nos dias que antecederam o início de seu primeiro dia na escola, para que este local começasse a fazer parte de sua rotina.
Seu primeiro dia na escola sem a presença de alguém de sua família foi justamente no atendimento da SAAI no contraturno escolar.
Nesta data realizei uma sondagem com peças de encaixar, pintura com giz de cera jumbo e chocalhos.
Também levei o educando para conhecer os diferentes espaços da escola. Foi um sucesso!
Também levei o educando para conhecer os diferentes espaços da escola. Foi um sucesso!
Enviei as fotos deste dia para a mãe como forma de demonstrar o positivo início que tivemos, e como resposta ela disse:
"Não tenho nem palavras... Nunca vi ele sentado em lugar nenhum"
Achei muito curiosa esta observação da mãe, e percebi neste momento o quanto ele pode aprender com a escola e o quanto podemos aprender com ele!
Na mesma semana foi seu primeiro dia no ensino comum!
Uma grande expectativa em todos: alunos da turma, estagiária, professores e familiares.
Logo de cara apresentou afinidade com a estagiária Eliana, aceitando seu contato físico, além de espontaneamente deitar em seu ombro.
Participando da aula de educação física com seus colegas de turma.
Para recebê-lo, a professora organizou uma atividade de matemática com canudinhos
Intervalo
Este vídeo registrou a interação espontânea durante a liberdade do intervalo.
É de se emocionar!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário